sábado, 17 de julho de 2010

RESTAURE SEU EQUILÍBRIO CORPORAL

Veja como o pilates pode ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo quando sofremos lesões musculares, perda de coordenação motora e dores na coluna – além de manter a boa forma e a saúde durante a gestação

LESÕES MUSCULARES

"Com o passar do tempo, os músculos do corpo ficam fracos, perdem elasticidade e encurtam", explica Fernando Sadir, instrutor da unidade de pilates Cidade Jardim da rede The Pilates Studio Brasil. Esse desgaste natural faz com que lesões musculares tornem-se comuns quando exigimos demais do nosso corpo – o que é especialmente perigoso para quem se dedica a práticas esportivas. Além disso, tensões elevadas e machucados acidentais também podem lesionar os músculos.


Benefícios do pilates
"O pilates aumenta a longevidade da saúde do músculo, mantendo-o forte e flexível. Isso ajuda a evitar possíveis lesões. Além disso, a consciência corporal despertada pela prática deixa o organismo protegido contra impactos mais fortes, causados por algum tipo de tração, peso, mau jeito de postura ou estiramento”, diz o instrutor.


Exercícios indicados
Dentro do método, os melhores exercícios para previnir lesões musculares são aqueles que priorizem o fortalecimento muscular, bem como a flexibilidade, para permitir que a consciência corporal atue a seu favor.


DORES NA COLUNA

Todos nós acabamos sofrendo com elas de vez em quando. Tão comuns, as dores na coluna podem ter origem em maus hábitos posturais, desequilíbrios musculares, deformações ósseas, desvios e excesso de peso – só para citar as principais causas desse mal cada vez mais abrangente.


Benefícios do pilates
"A consciência corporal e a aplicação correta de força, resistência, flexibilidade, concentração, respiração e fluidez farão com que a pessoa ative os músculos certos e condicione seu corpo a executar os movimentos conforme a necessidade de impacto, tração ou repouso do momento”, explica Fernando. Assim, não haverá mais o desgaste da musculatura que antes gerava a dor. Para que o método surta efeito, no entanto, é preciso que o praticante tenha bastante disciplina e realize os exercícios diariamente.


Exercícios indicados
De forma geral, os exercícios do pilates foram todos desenvolvidos também com o objetivo de promover a reeducação postural. O ideal é trabalhar com aqueles que priorizam o trabalho conjunto de todos os músculos do corpo, de forma consciente e equilibrada.


PERDA DE COORDENAÇÃO MOTORA

“A falta de atividades físicas é a principal causa deste problema. Se você não utiliza, não desenvolve e não disciplina seus músculos e cérebros a se exercitarem com alguma frequência, é provável que, mais cedo ou mais tarde, sua coordenação fique comprometida”, explica Fernandol. Acidente Vascular-Cerebral (AVC), Mal de Parkinson e idade avançada são outras causas comuns para a perda de coordenação motora.


Benefícios do pilates
Os efeitos são imediatos. A partir do momento em que o praticante tem consciência de sua estrutura corporal e aprende os princípios orientados pelo instrutor, ele sente os efeitos positivos do método e transmite isso para seu dia a dia. No caso específico do trabalho voltado à coordenação motora, com o tempo e a prática, a pessoa desenvolve a construção do corpo de forma orientada e consciente, o que lhe permite utilizar seus músculos e seu corpo de maneira inteligente. Assim, torna-se possível a recuperação.


Exercícios indicados
De um jeito ou de outro, todos os exercícios de pilates auxiliam na recuperação da coordenação motora, já que são adaptados para trabalhar o corpo em sua totalidade. Isso significa que, nesse caso, os exercícios podem ser os mesmos para idosos, pessoas em fase pós-operatória, gestantes e obesos, por exemplo. É claro que isso vai ser dosado de acordo com a necessidade de cada um. Baseando-se na situação do corpo do praticante é que o instrutor de pilates vai aplicar conceitos e exercícios.


GESTAÇÃO

“O pilates não é indicado para gestantes que nunca tenham tido contato prático com a técnica, pois consiste em muitos trabalhos internos de força da musculatura e, para que não ocasione lesões, é necessário que tenha havido um período de aprendizado e uso consciente dessa força. Mas, para as mulheres que já eram adeptas do método antes da gravidez, os exercícios podem ser realizados tranquilamente até o fim da gestação”, afirma Fernando.


Benefícios do pilates
Quando praticado durante a gestação, o pilates promove a melhoria na frequência cardiovascular, bem como o uso consciente da postura e do peso do corpo conforme ocorrem as mudanças da gestação. Além disso, proporciona o reforço na musculatura da bacia para prevenir as constantes transformações ocasionadas pelo alargamento dessa região.


Exercícios indicados
A recomendação do instrutor é que as gestantes deem preferência àqueles que enfatizam a respiração e também o equilíbrio postural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário