sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PARA EVITAR DORES CONHEÇA O NERVO CIÁTICO

Muita gente só descobre que este nervo existe quando ele reclama, provocando dores insuportáveis. Para que elas não façam parte da sua vida, saiba mais sobre o ciático


Nervo ciático

O ciático é um nervo com a largura do dedo mindinho, formado pelas ramificações neurais provenientes da quarta e quinta vértebras da coluna lombar, mais as três ramificações sacrais, saindo da região lombar e indo até o dedão do pé. A temida dor ciática, chamada oficialmente de ciatalgia, é decorrente da inflamação desse nervo. As possíveis causas são inúmeras, indo desde o hábito de manter uma postura incorreta até a prática de esportes de maneira inadequada. Muitas vezes, quem sofre desse problema chega até mesmo a não conseguir se movimentar direito, já que o ciático é o responsável pela vida sensitiva e motora de toda a parte inferior do corpo.



Elimine as dores no nervo ciático

Engana-se quem pensa que as temidas dores no nervo ciático são sintomas de velhice. Há algum tempo, isso de fato era verdade, mas, atualmente, cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo. O fenômeno é devido, em grande parte, aos maus hábitos rotineiros, como a postura incorreta e a prática de esportes de maneira inadequada, sem um aquecimento prévio, por exemplo.

“Entre os motivos que levam os jovens a sofrerem com as dores ciáticas, estão o hábito de passar muitas horas em uma mesma posição e o sedentarismo generalizado, assim como a sobrecarga física e emocional que é tão comum hoje em dia”, avalia a fisioterapeuta Fernanda Ferrareze, especialista em acupuntura e em RPG. Segundo ela, a incidência do problema, que antes era maior aos 40 anos, hoje se concentra já por volta das 30 primaveras.

O fisioterapeuta Aya Nawa, especializado em shiatsu, explica que a sensação tão indesejada de dor ciática, apesar de bastante comum e normalmente associada aos maus-hábitos posturais, merece uma análise extremamente cuidadosa, já que pode representar problemas mais sérios. “Muitas vezes, o desconforto é um caso de lombalgia (dor na região lombar), que pode estar acompanhada de inflamação ou outra anormalidade relacionada ao nervo ciático, que passa nessa região”, diz ele. No entanto, a reclamação pode representar um caso de hérnia de disco, o que requer o cuidado de um médico tradicional, já que pode ser necessário até mesmo passar por uma cirurgia corretiva.

A sensação da dor ciática pode ser de formigamento na perna, associado a dores que lembram facadas na região lombar. Ela percorre os membros inferiores e pode se manifestar apenas em um, como acontece na maioria das vezes, ou em ambas as pernas. É uma dor bastante chata, descrita por quem a sente como “um formigamento pulsante que irradia até o pé”.


Função e resposta a massagem

O ciático é formado por raízes que saem da região lombar e formam um grande nervo, que percorre o quadril e a parte posterior da coxa. É muito importante para o corpo e para os movimentos humanos, pois é ele o responsável pela inervação da perna (o músculo não trabalha sem inervação). É o nervo ciático o responsável por enviar aos neurônios a informação de que a musculatura desse membro deve agir.

O que causa a dor, de acordo com Nawa, é a contração muscular. Quando o paciente chega com tensão nesta área, é feita a massagem. “Ao massagear o músculo que apresenta desconforto, aumentamos a circulação no local, o que faz com que ele relaxe”, explica.

Logo de cara, o especialista faz um levantamento do histórico do paciente e às vezes descobre que o problema pode ser até mesmo psicossomático. “A contratura muscular pode ser emocional, uma representação física da tensão psicológica acumulada no dia-a-dia”, explica Fernanda. Nesses casos, a massagem também é muito benéfica.


Alívios caseiros

Quando a dor é muito intensa, não há outra alternativa a não ser procurar um médico imediatamente. Mas, quando o nervo causa apenas aquele desconforto irritante, fazer alongamentos básicos pode ser eficiente – e isso sem sair de casa. O fisioterapeuta Aya Nawa recomenda alongar suavemente as costas, movimentando de forma cuidadosa a área do foco da dor.

Outra idéia é utilizar os fundamentos da reflexologia, que associa pontos específicos nos pés a todas as partes do corpo, para aliviar a dor. “No entanto, é essencial ter um conhecimento prévio desta prática. Antes de tudo, deve-se consultar um especialista”, recomenda Fernanda Ferrareze. Ela lembra, no entanto, que não é recomendado massagear a saída do nervo, localizada na base da coluna.

A especialista em shiatsu e acupuntura Mariko Sato, diretora da clínica Shiozawa Shiatsu, ensina que a utilização de compressas e bolsas de água quente na região dolorida podem ajudar, também, a acalmá-la. Ainda, automassagear a região do tornozelo pode surtir resultados. “Encontramos ali um ponto mais sensível, que dói ao toque. É esse ponto que corresponde à dor no nervo ciático. Pressionando-o o máximo que conseguir, você alivia consideravelmente a dor lombar”, recomenda ela.


FONTE: Revista Tríada

Nenhum comentário:

Postar um comentário