quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PILATES E MUSCULAÇÃO


Mesmo com tantas explicações sobre a técnica do Pilates, algumas pessoas ainda sentem dúvida quando vão escolher qual atividade praticar e acabam questionando qual delas é melhor. Temos sempre que pensar que não existe uma atividade melhor do que a outra e sim a que se adéqua mais ao objetivo de cada um.

Vejamos agora algumas diferenças entre o Pilates e a musculação, lembrando que um pode complementar muito bem o outro pelo fato de trabalharem camadas musculares diferentes.

Quando realizamos um treino de musculação, exercitamos na maioria das vezes e primariamente os músculos mais superficiais, ou seja, os músculos mobilizadores, que são responsáveis pelos movimentos de maior amplitude (ADM). Exemplo: Na flexão de braço, temos um trabalho concêntrico e excêntrico de peitoral maior e tríceps como mobilizadores.

Se tivermos a mesma flexão de braço como exemplo para falar do Pilates, podemos perceber e ativar a musculatur mais profunda, ou seja, a musculatura estabilizadora das juntas que estão ao redor das estruturas, tornando-as mais fortes e resistentes a lesões, além de conseguirmos desativar músculos acessórios ao compensarmos um movimento mal executado. No caso, como principal estabilizador das escápulas na flexão de braço, temos o serrátil anterior que é o principal protrator das escápulas, evitando que elas se retraiam (se aproximem) na caixa torácica.

No Pilates, sempre trabalhamos com toda a musculatura estabilizadora da região lombo-pélvica e cintura escapular que são as juntas que temos mais mobilidade no corpo e são mais suscetíveis a lesões. Dentre os músculos mais trabalhados estão o assoalho pélvico, transverso do abdome, os músculos do manguito rotador (redondo menor, supraespinal, infraespinal e subscapular), multífidos e outros.

As duas modalidades fazem muito bem para o corpo desde que bem instruída, cabe ao indivíduo procurar uma academia ou um bom estúdio de Pilates para ter orientação de bons profissionais.


Fonte: Studio Fit

Nenhum comentário:

Postar um comentário