sábado, 30 de julho de 2011

PLATAFORMA VIBRATÓRIA



O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 25 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia, Ucrânia e outros países), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam à Terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação, portanto, foi no tratamento da osteoporose.

Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas.

Após a queda da cortina de ferro, cientistas ocidentais iniciaram pesquisas, na Itália e Israel, permitindo a ampliação de seu uso para diversas áreas, inclusive estética.

Como Funciona?
O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.

Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.

As plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada são completamente distintos.


Para quem é indicada?
Qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física pode utilizar a plataforma vibratória, desde que esteja saudável.

É importante destacar que o uso da plataforma evita completamente os movimentos bruscos e possíveis traumas, como os provenientes de atividades físicas com aparelhos, em academias ou ao ar livre.

É uma excelente maneira de exercitar-se saudavelmente, sem esforços, mas com resultados espetaculares.

O que se diz por aí é que os exercícios realizados sobre a Plataforma Vibratória são mais eficientes do que os realizados fora dela. Isso já foi comprovado por alguns estudos científicos e a explicação é que a vibração aumenta o recrutamento de unidades motoras quando comparado com o mesmo exercício feito fora da plataforma.

As seções na plataforma devem durar de 10 à 15 minutos, no máximo 3x por semana, e serem associados à outros exercícios para obtenção de melhores resultados, portanto não adianta achar que basta subir na plataforma, fazer meia dúzia de movimentos que ficará com um corpo escultural, porque não é verdade! Uma das limitações é que quanto mais afastada do seguimento trabalhado, menores os benefícios.
A Plataforma Vibratória tem a capacidade de otimizar seu treino, mas não faz milagre!


Benefícios gerais
* Reduz gordura visceral e subcutânea
* Melhora tônus muscular
* Aumenta densidade óssea
* Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo
* Fortalece as articulações
* Estimula o funcionamento do intestino
* Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal
* Aumenta força muscular


Contra Indicações
*inflamações agudas;
*infecções e/ou febre;
*artropatia e artroses agudas;
*artrite reumatóide aguda;
*enxaqueca aguda;
*feridas pós-operatórias;
*implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos,válvulas cardíacas artificiais,endopróteses vasculares recentes,
*gravidez;
*tromboses agudas ou agravamento dos ataques cardíacos;
*problemas graves nas costas como hérnia de disco aguda;
*osteoporose severa;
*espasticidade;
*Atrofia de Sudek em estado I;
*tumores com metástases no sistema músculoesquelético
*vertigem posicional paroxística benigna.
*Problemas visuais a nível da retina
*Problemas vasculares graves (varizes em fase avançada) e cardio-vasculares em geral
*Uso de espiral anticoncepcional
*Prótese de anca e de joelho (em níveis altos de vibração)
*Epilepsia
*Utilização de placas, parafusos e extructuras de osteosíntesis em geral marca-passos ou qualquer outro aparelho electrónico interno
*Estar particularmente cansado, indisposto ou excessivamente stressado
*Estados inflamatórios causados por traumas de natureza músculo-eléctrico
*Depois de uma operação cirúrgica (há menos de 2 meses), situação pós-traumática ou doença genérica transitória como cefaleia, lombalgia, etc., até que desapareçam os sintomas
*Intolerância psicológica ao estímulo vibratório


A PLATAFORMA VIBRATÓRIA EMAGRECE?

Plataforma vibratória ajuda a reduzir gordura corporal, diz estudo

Roedores submetidos a vibração rápida e pequena perderam até 30% da massa adiposa.
Cientistas acreditam que técnica impede multiplicação de células gordurosas.

Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoa desesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular com esforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou -- em camundongos. É o que relata um grupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como uma espécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.

A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência desses estímulos "imitadores" do exercício real no desenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.

Só havia um jeito de descobrir -- e lá foram os camundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro -- na prática, um leve zumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.

O mais impressionante é que deu certo. A gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo.



FONTES: http://www.fiqueinforma.com/dicas/dica-de-produtos/plataforma-vibratoria-funciona/
http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário