segunda-feira, 20 de junho de 2011

FLEX-BAND


Este acessório feito de silicone tem um formato de faixa e pode ser utilizado tanto no solo quanto em conjunto com todos os equipamentos de Pilates. Em alguns exercícios adiciona resistência, ou seja, acrescenta mais desafio para o aluno e em outros exercícios proporciona assistência, ou seja, ajuda na realização. Pode ser utilizado tanto para membros superiores e inferiores quanto em mobilização de coluna.

Contribui muito para criar consciência corporal em iniciantes na prática e ao mesmo tempo adicionar mais desafios de força e resistência para alunos mais avançados e que estejam a bastante tempo familiarizados com a técnica.

É um acessório fácil de levar a qualquer lugar e fácil de manusear durante a prática do Pilates também.

Compõe um dos acessórios utilizados no curso de formação de Mat (solo) da STOTT PILATES.

Vejamos alguns exercícios que podem utilizar o Flex band. No MEIO ROLAMENTO PARA TRÁS, por exemplo, o acessório pode facilitar a execução do movimento, pois suporta o peso do corpo facilitando o trabalho dos abdominais para um aluno iniciante que ainda esteja aprendendo a controlar a força do próprio corpo. POSIÇÃO INICIAL: Sentado, joelhos levemente flexionados, pernas aduzidas ou abduzidas na distância do quadril e pés completamente apoiados no colchonete. Pelve vertical. Coluna flexionada para frente por cima das pernas. Braços alongados a frente e segurando o flex band, topo da cabeça em direção aos dedos das mãos. Escápulas estabilizadas. Passe o flex band em torno dos pés e segure com as mãos nas extremidades.

Para preparar, inspire e depois expire e mantenha a flexão da coluna e role as EIAS para longe da porção anterior dos fêmures e segurando o flex band, role para trás até onde a flexão da lombar e o abdome plano possam ser mantidos e o flex band segure o posicionamento do corpo. INSPIRE role para frente, até a posição inicial. O flex band pode perder um pouco de tensão.

No próximo exercício, podemos ver como o flex band pode acrescentar resistência muscular. Posição inicial: Sentado com as pernas cruzadas, pelve e colunas neutras. Braços alongados a frente na altura dos ombros e segurando a flex band. Inspire para preparar e expire puxando a flex band e afastando os braços para a lateral até onde a estabilidade das escápulas e da caixa torácica possa ser mantida. Inspire retornando e controlando a resistência do acessório.

Autora:

Letícia Toledo Roverci

Nenhum comentário:

Postar um comentário