terça-feira, 9 de março de 2010

Flexibilidade e Alongamento

Flexibilidade é a capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. Para treinar a flexibilidade deverão ser realizados exercícios de alongamento que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores.


A flexibilidade aumenta na infância até o princípio da adolescência e diminui ao longo da vida. O que precisa ser questionado é se a flexibilidade diminui em razão do aumento da idade ou se são feitos menos exercícios de alongamento com o aumento da idade, ou ainda se por ambas as causas.

É provável, que um dos fatores atribuídos a maior flexibilidade das meninas seja pelos hábitos contemporâneos exigirem das meninas flexibilidade, e dos meninos, força. Em parte, isto confirma a constatação de maior tendência à lassidão ligamentar no conjunto músculo-articular entre as meninas do que entre os meninos.

A maior quantidade de estrógeno no sexo feminino também é responsável por menor desenvolvimento da massa muscular e maior acúmulo de água e polissacarídeos do que no sexo masculino, minimizando o atrito entre as fibras musculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário