domingo, 14 de março de 2010

Príncipios do Método Pilates





O método foi criado na década de 20 do século passado, pelo alemão Joseph Pilates. Trata-se de uma técnica de treinamento físico e mental que pode ser usado na prevenção, na reabilitação e no condicionamento físico. No método há uma combinação entre as tradições orientais e as ocidentais. A influência oriental encontra-se no enfoque dado na concentração e na consciência corporal. Já no lado ocidental, na busca pelo ganho da força muscular, da flexibilidade e da performance física é evidenciado.


De maneira simples, quanto a execução de tarefas rotineiras, seria um sistema alternativo de movimento, que utiliza de princípios específicos para fomentar o equilíbrio entre o corpo e mente.

O maior objetivo do Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão dos seus corpos. Desta forma, o individuo passa a utilizá-lo de forma correta, tornando-se aptos para realizarem as AVD’s e profissional de maneira mais efetiva e aprimorada, o que resulta em um menor gasto de energia, maior disposição e consequentemente melhora na qualidade de vida.

O uso do Pilates para reabilitar tanto dançarinos como atletas, fez com que o método se incorporasse às atividades de condicionamento, às ligadas à medicina social e à prevenção de desordens músculo-esqueléticas. Sendo totalmente adaptado à fisioterapia, o método começou a ganhar popularidade entre os fisioterapeutas, e passou a ser usado em várias áreas: ortopedia, geriatria, neurologia, ginecologia e obstetrícia.

Princípios do método:

• Concentração: exige que o praticante preste atenção nos movimentos que executa, pois assim pode ser alcançada a consciência corporal de se utilizar os músculos corretos num dado exercício sem se perder o alinhamento corporal.

• Controle: alcançado por meio da concentração, este princípio permite ao indivíduo a capacidade de controlar todos os movimentos que realiza, desde os de grande amplitude até os mais sutis.

• Centro: é o ponto focal do método. Joseph Pilates usou o termo “centro de força” (powerhouse) para se referir ao centro físico do corpo, formando pelo abdome, parte inferior das costas e nádegas. Nesta região, originam-se todos os movimentos e o fortalecimento deste centro traduz em uma prática de exercícios sem lesões e a manutenção de uma postura adequada.

• Precisão: é a forma exata como o movimento deve ser praticado, seguindo um posicionamento corporal adequado e respeitando cada fase do exercício. É a precisão de posicionamento que cria uma sintonia fina corporal que é levada à rotina, culminando em movimentos mais econômicos e graciosos.

• Movimento fluído: consiste em gestos corporais suaves, realizados lentamente e com perfeição. Portanto, existe uma harmonia das etapas e a movimentação deve ser uniforme.

• Respiração: a respiração correta é de grande importância, porque tanto a inspiração quanto a expiração completas são partes de todos os exercícios de Pilates, que enfatiza a importância de se manter a circulação do sangue pura e para isto a respiração tem de ser adequada, ou seja, o uso de inspirações profunda na preparação do movimento e expirações forçada durante a execução do movimento.


A aplicação do método

A prática de tal método baseia-se em exercícios rítmicos de força e alongamento, os quais, em sua maioria, são realizados pelo praticante de forma ativa. Durante um atendimento com Pilates ninguém faz movimentos repetitivos e automáticos. Cada aluno adquire uma perfeita consciência dos músculos que está trabalhando.

O programa é direcionado para atender às necessidades corporais de cada indivíduo e por isso, antes de se iniciar qualquer trabalho, o praticante deve passar por uma avaliação fisioterápica completa. A dosagem da intensidade e o nível de complexidade dos exercícios será de acordo com a evolução e resposta fornecida por cada indivíduo.

A prática de Pilates é realizada em aparelhos que funcionam por um mecanismo de molas. Esses aparelhos permitem a manipulação de diversas variáveis, como a base de suporte, graus de assistência ao movimento, proporcionadas através de molas ou gravidade, variando desde a assistência total até a resistência. Pode ser realizado também no solo, com acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário