terça-feira, 4 de maio de 2010

MASSAGEM JÁ: PARA CURAR, RELAXAR OU EMAGRECER


As massagens terapêuticas auxiliam no tratamento de diversas doenças, já as estéticas facilitam a conquista de uma aparência mais jovem e bonita. Beleza ou saúde? Seja qual for seu objetivo, invista nessa prazerosa terapia e, de quebra, curta bons momentos


Cada vez mais populares, as variações de massoterapia, ou massagem terapêutica, estão por toda parte. Além das clínicas e spas, é possível conseguir uma massagem rápida ao fazer compras em um shopping center, por exemplo, ou no escritório, durante o expediente de trabalho.
“Existem trabalhos clínicos demonstrando os benefícios da massagem em casos de insônia, depressão, ansiedade e até enfermidades psiquiátricas mais complicadas, como anorexia nervosa e TOC”, afirma o clínico geral Alex Botsaris, especialista em acupuntura e medicina chinesa.
A massagem reduz a ansiedade, relaxa a musculatura e combate a dor. Em crianças pequenas, melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Para os recém-nascidos, proporciona uma significativa melhora na qualidade do sono. Nos idosos, ajuda a resolver problemas como dor, ansiedade e depressão.
Para tantos problemas, muitas soluções, ou melhor, manobras. “Atualmente, apenas na China, são mais de cem ‘manobras’ de Tui Na, como são chamadas as técnicas de massagem. Pressoterapia, rolamento, amassamento, deslizamento, técnica do polegar e alongamento são alguns exemplos”, relata o reumatologista Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra). Seja qual for a “manobra”, de forma geral, a massagem sobre a pele provoca estimulações nervosas e, por uma ação reflexa direta na medula, leva à redução do tônus muscular, gerando relaxamento e bem-estar. Os estímulos nervosos desencadeados com a massagem também proporcionam o alívio da sensação dolorosa ao bloquearem a condução nervosa das fibras de dor, um mecanismo conhecido como “portão medular da dor”. “Os estímulos que chegam ao cérebro aumentam a produção da serotonina no cérebro, uma substância que dá uma profunda sensação de calma e bem-estar”, explica Botsaris.


Com a beleza em dia


As massagens também são utilizadas em vários tratamentos estéticos, como os de celulite, flacidez e gordura localizada. As técnicas aplicadas nestes casos são a drenagem linfática, a massagem modeladora e a relaxante. “A drenagem linfática melhora a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos, além de ativar a oxigenação celular. A modeladora aumenta a oxigenação dos tecidos e promove um aumento do metabolismo local, ajudando na redução de medidas e diminuição da celulite. Já a relaxante utiliza movimentos suaves, deslizantes e rítmicos, que proporcionam benefícios físicos e psicológicos”, detalha a fisioterapeuta Jussara Bassani, da Clínica Onodera, em São Paulo.
“A massagem também produz efeitos clínicos como a melhora da circulação, ajuda na recuperação pós-operatório, reduz o inchaço pré e pós-parto, diminui a retenção de líquidos, ativa o sistema imunológico e atua como analgésico após as cirurgias, reduzindo os edemas e hematomas”, completa a fisioterapeuta Betânia Mundim, da Clínica Biosense, no Rio de Janeiro. Mas atenção, o ideal é procurar sempre uma clínica com profissional habilitado para que possa ser feita uma avaliação adequada de cada paciente e ficar atento às contra-indicações de cada tipo de massagem.
Preste atenção
Alguns tipos de massagem são contra-indicados nas seguintes situações:
- febre
- infecções agudas
- fragilidade vascular
- dermatites e dermatoses
- neoplasias e tumores
- hiper ou hipotensão
- gestante no primeiro e no nono mês de gestação
- hérnias inguinal e umbilical (contornar)
- sobre a pele anestésica (sem sensibilidade)
- doenças infecciosas evolutivas
- reumatismo inflamatório


Texto • Lívia Filadelfo
Fonte: Revista Tríada

Nenhum comentário:

Postar um comentário