segunda-feira, 17 de maio de 2010

USP DESENVOLVE NOVA TÉCNICA PARA RESOLVER DOR NAS COSTAS - A dor nas costas já é considerada hoje pelos médicos como o mal do século.


Dor nas costas, todo mundo já teve a sua não é mesmo?

A boa notícia é que a USP de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desenvolveu uma nova técnica com remédios inteligente.

A dor nas costas já é considerada hoje pelos médicos como o mal do século. Só neste ambulatório da USP de Ribeirão Preto realiza 600 atendimentos por mês. E a espera pode levar até dois anos e meio. Pessoas do país inteiro passam por aqui.

Não tem jeito. Pode ser um super-atleta. Depois dos 40 anos, todo mundo vai sentir dor nas costas. É o resultado do desgaste natural do corpo. Mas quando essa "dor" deve ser encarada com preocupação? Quando ela persistir por mais de três meses, todos os dias, sem parar. Aí, então, é uma doença crônica, que dificilmente poderá ser tratada com medicamentos convencionais.

É aí que entram novos tratamentos. Especialistas do ambulatório da dor da USP de Ribeirão vem aplicando uma nova técnica. São remédios inteligentes, que com um auxílio de um equipamento parecido com máquina de ressonância magnética, atacam no local exato da dor. São necessárias três aplicações no período de 45 dias.

Na ponta da agulha, vai um super aintinflamatório que alcança o nervo ou a articulação doloridos. Os pacientes sentem a melhora imediata.

"A eficiência é mais de 90%. Hoje em dia, neste hospital, menos de 1% dos pacientes operam de hérnia de disco", conta Gabriela Rocha Lauretti, chefe da clínica de dor da USP.

"Eu já ando normal, porque eu andava puxando uma perna, voltei a trabalhar normal", diz Leocy Cardoso Coelho, ajudante de serviços gerais.

Mas nem toda a dor nas costas precisa de uma técnica como esta. Prevenção e postura são importantes. No trabalho, na frente do computador.

"A cadeira tem que ficar com o encosto ereto e ele encostar toda a coluna retinha na cadeira”, explica Elisângela Alves da Costa Lippi, enfermeira especializada em dor nas costas.

Em casa. Como levantar da cama?

"A gente tem que virar o corpo na lateral e fazer uma força não com as costas, mas com os braços. Então a gente coloca o braço sobre a cama e vamos fazer uma força abaixando as pernas e levantando o tronco fazendo força no braço", completa Elisângela.

E a médica ainda alerta sobre o uso abusivo de analgésicos.

"O remédio ele mascara a dor então você acha que está melhor. Só que você não está. Cada vez o remédio está fazendo menos efeito", conta Gabriela Rocha Lauretti, chefe da clínica de dor.


FONTE: www.globo.com/jornalhoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário