domingo, 24 de outubro de 2010

APRENDA COMO DIMINUIR A TENSÃO CERVICAL

Atualmente é crescente o número de pessoas com tensão e dores na região superior das costas e na região do pescoço (coluna cervical) devido ao stress, longa jornada de trabalho, má postura, muito tempo dirigindo, uso excessivo do computador entre outros fatores que sobrecarregam estas regiões.

Contudo, existem alguns exercícios e alongamentos musculares que podem aliviar estes desconfortos locais.

Confira todas as dicas e imagens e comece já! Se possível faça diariamente e sinta-se melhor!








sábado, 23 de outubro de 2010

COMO EVITAR AS INDESEJÁVEIS CÃIBRAS?



A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular involuntária. Geralmente surge quando o organismo perde muito líquido e sódio, mineral importante que atua na contração dos músculos. Pode ser provocada por fatores como problemas vasculares e neurológicos.

O desconforto que as cãibras causam desanima muita gente na hora de fazer exercícios. Ela pode acontecer em pessoas saudáveis durante o sono ou dentro da água e também se dá com muita frequência durante ou após os exercícios. Elas têm tratamento para nunca mais incomodar mas, na hora de emergência, também dá para aliviar a chateação rapidinho. A seguir, o ortopedista Guilherme Sella, do Hospital Bandeirantes e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) fala das causas das cãibras e dá dicas para você se livrar delas.

Não é só falta de potássio
As cãibras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.

Preocupando-se com os minerais
Por muito tempo, atletas atribuíram as cãibras à falta de cálcio, magnésio, sobretudo o potássio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. O grande causador deste problema é a falta de sódio.

Líquidos e o fator sódio
Apesar de existirem muitas causas para as cãibras, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem os praticantes de atividades física a cãibras musculares.
O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais nervosos e nas ações musculares. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão somado a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair involuntáriamente e se contorcer.

Outras causas potenciais
Por outro lado, as cãibras podem ser consequência de uma diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Por exemplo, após uma refeição, o organismo se concentra no sistema digestório, diminuindo o fluxo de sangue aos grupos musculares.
Diabetes, soenças neurológicas ou problemas vasculares também são fatores que favorecem as cãibras. Alguns relatos indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Se as cãibras aparecerem sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.

Transpirar demais pode ser o gatilho
Quem transpira demais e não repõe os sais minerais perdidos tende a sofrer mais com as cãibras. Por isso, nunca descuide da hidratação (água de coco é uma boa pedida).

Comer sal previne as cãibras
É verdade, mas o consumo em excesso desencadeia edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial. A melhor forma de diminuir as cãibras é a prevenção, realizando exercícios regulares e adotando uma alimentação saudável.

Prevenção das cãibras
Beba líquido para ficar hidratado durante o exercício
Reponha os níveis de sódio durante os itervalos de exercícios. Uma boa sugestão são as bebidas isotônicas.
Assegure uma reposição nutricional adequada (particularmente ao sal) e descanse após um treino intenso

Alongamentos para prevenir
Os alongamentos evitam situações que favorecem o aparecimento de cãibras, como o encurtamento muscular (após uma contração muscular vigorosa).

A alimentação é sua aliada
A ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, batata com casca e água de coco) pode ajudar na prevenção. Em casos freqüentes, no entanto, deve-se procurar um médico para avaliação e determinação da causa das cãibras.

O tratamento traz a cura
As cãibras podem incomodar bastante, mas se você procura tratamento, elas param de aparecer, tanto no repouso quanto durante as atividades físicas.

Cãibras em lugares estranhos do corpo
Algumas pessoas têm cãibras entre os dedos e em outros locais onde a musculatura não é diretamente solicitada, como a planta dos pés. Normalmente, isto ocorre devido à baixa oxigenação muscular, muito comum em dias frios, independentemente da solicitação muscular.

Atividade física pode aumentar a incidência de cãibras
Acontece principalmente nas pessoas que não possuem condicionamento físico adequado e, por isso, acumulam muito ácido lático no tecido muscular. O reforço na alimentação ajuda a prevenir o problema, além do acompanhamento de um profissional durante o exercício.

Compressas para aliviar
Aplicar uma compressa morna ou massagear o local para melhorar a oxigenação muscular são atitudes que melhoram o desconforto imediato (mas não resolvem o problema, que precisa de ajuda médica quando se torna recorrente). O alongamento muscular também melhora as dores.

Quando as cãibras aparecerem
Alongue: como as cãibras são normalmente relacionadas às mudanças na capacidade de peso, alongamento e exercício sem peso são tratamentos efetivos.

Massageie a região: massagear o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na região.

Estimule a recuperação: descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, trarão melhora.



FONTES:

http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4807-Controle-o-suor-e-tome-agua-de-coco-para-evitar-caibras.htm

http://www.brasilescola.com/saude/como-evitar-caibra.htm

GSSI - Gatorade Sport Science Institute

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O PILATES E AS CELEBRIDADES

O Pilates tem sido o principal recurso de várias celebridades para manter, ou atingir a boa forma. E a boa forma destas celebridades tem sido uma grande divulgação e motivo de procura pelo Pilates.

No mundo dos esportes, o golfista Tiger Woods parece bastante ciente dos benefícios da prática do Pilates – ele mexe com o centro do corpo, usando os músculos, e isso é golfe. O Pilates ajuda no poder de concentração necessário neste esporte.

O craque inglês, David Beckham, resolveu praticar Pilates para ganhar mais elasticidade, e também para manter seu corpo tonificado. No futebol carioca, alguns atletas do Botafogo já experimentaram o método.

Já nas telonas, o número de praticantes parece dobrar. Jennifer Aniston, Julia Roberts, Sharon Stone, Gweneth Paltrow, Nicole Kidman, Ben Stiller, Sarah Jessica Parker, Cammeron Diaz… Mas as estrelas da telinha brasileira não ficam pra trás. Fernanda Paes Leme e Deborah Secco já foram vistas saindo juntas de um estúdio de Pilates carioca. Carolina Dieckmann e Vanessa Giácomo usaram o Pilates para recuperar a boa forma depois da gravidez.

Madonna e Luiza Brunet, representam um ideal de beleza que toda a mulher gostaria de atingir aos cinquenta anos. Graças a sessões de musculação e exercícios de Pilates, ambas se mantém em forma. A modelo, inclusive, fez uma participação no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, fazendo algumas demonstrações de exercícios que você confere abaixo.





FONTE: Revista Pilates

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA 13 DE OUTUBRO - DIA DO FISIOTERAPEUTA

Agradeço ao Crefito-4 pelo homenagem feita a todos os fisioterapeutas!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A AULA QUE ZEROU A BARRIGA DE CAROLINA DIECKMANN


Os exercícios são parte do treino da atriz Carolina Dieckmann. Montada pela personal trainer da estrela, a sessão trabalha a musculatura profunda do abdômen e ainda melhora a postura e o equilíbrio


1. Incial
A professora Zânia Menezes já sabe que o objetivo de Carolina Dieckmann na hora de malhar é combinar prazer e atividade física para conquistar um corpo alongado e harmonioso. Mas não pense que esta aula é moleza. Como a bola provoca instabilidade, você vai precisar de coordenação e atenção para executar os movimentos corretamente. Os exercícios trabalham principalmente a musculatura estabilizadora da coluna (abdominal e das costas), importante para manter uma boa postura e ganhar equilíbrio. Além de uma barriga retinha, é claro. “O segredo para trabalhar o abdômen para valer é mantê-lo contraído durante todo o movimento”, fala a professora. Mas não se trata de murchar a barriga: é preciso comprimir a musculatura como se quisesse encostar o umbigo nas costas.Pronta para começar?


PRANCHA LATERAL

Deitada de lado, com o antebraço apoiado no chão, o cotovelo alinhado com o ombro e o braço de cima ao longo do corpo. As pernas ficam estendidas e unidas. Eleve o tronco, contraindo o abdômen e formando uma linha reta da cabeça aos pés.

Os exercícios sugeridos aqui pedem condicionamento físico razoável. Se achar algum deles difícil, vá até o seu limite e avance aos poucos.

Segure a posição por 15 segundos e troque de lado.


ELEVAÇÃO DE QUADRIS

Deitada de barriga para cima, apoie os antebraços e um dos calcanhares no chão, com a perna flexionada, e a outra estendida. Eleve os quadris. Suba a perna estendida e volte, mantendo o corpo suspenso.

Faça 1 série de 10 repetições e troque a perna.


ELEVAÇÃO DE PERNAS

Deitada de barriga para cima, estenda os braços ao longo do corpo e flexione as pernas, segurando a bola entre os pés sem encostar no chão. Estenda e flexione as pernas.

Faça 1 série de 10 repetições.


ABDOMINAL NA BOLA

A. Deitada com a lombar encostada na bola, joelhos flexionados, pés firmes no chão e mãos atrás da cabeça. B. Faça um abdominal para a frente e um girando o tronco para cada lado.

Repita os 3 movimentos, alternadamente, 10 vezes


ELEVAÇÃO DE QUADRIS

A. Deitada de barriga para cima com os braços ao longo do corpo, os joelhos flexionados e os calcanhares apoiados na bola. Eleve os quadris. B. Estenda uma perna de cada vez para o alto, mantendo o corpo alinhado do tronco à coxa e desça o quadril.

Faça 1 série de 10 repetições.


CRUCIFIXO NA BOLA

A. Deitada com a parte de cima das costas encostada na bola, pernas flexionadas, pés firmes no chão, quadris alinhados com o tronco. Braços abertos na linha dos ombros, com a palma das mãos para cima. B. Eleve os braços acima do peito e volte. Se achar fácil, execute o exercício segurando
um halter em cada mão.

Faça 1 série de 10 repetições.

Realização: Sylvia Radovan. Produção: Vanessa de Castro. Cabelo e maquiagem: Penélope Beolchi (Lu Molinos e Agenciados). Modelo: Fernanda Schonardie (Mônica Monteiro). Top Adidas, slip Monica Alves, tênis Reebok para World Tennis, mat Track & Field, bola Tryex

FONTE: REVISTA BOA FORMA