sábado, 23 de outubro de 2010

COMO EVITAR AS INDESEJÁVEIS CÃIBRAS?



A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular involuntária. Geralmente surge quando o organismo perde muito líquido e sódio, mineral importante que atua na contração dos músculos. Pode ser provocada por fatores como problemas vasculares e neurológicos.

O desconforto que as cãibras causam desanima muita gente na hora de fazer exercícios. Ela pode acontecer em pessoas saudáveis durante o sono ou dentro da água e também se dá com muita frequência durante ou após os exercícios. Elas têm tratamento para nunca mais incomodar mas, na hora de emergência, também dá para aliviar a chateação rapidinho. A seguir, o ortopedista Guilherme Sella, do Hospital Bandeirantes e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) fala das causas das cãibras e dá dicas para você se livrar delas.

Não é só falta de potássio
As cãibras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.

Preocupando-se com os minerais
Por muito tempo, atletas atribuíram as cãibras à falta de cálcio, magnésio, sobretudo o potássio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. O grande causador deste problema é a falta de sódio.

Líquidos e o fator sódio
Apesar de existirem muitas causas para as cãibras, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem os praticantes de atividades física a cãibras musculares.
O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais nervosos e nas ações musculares. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão somado a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair involuntáriamente e se contorcer.

Outras causas potenciais
Por outro lado, as cãibras podem ser consequência de uma diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Por exemplo, após uma refeição, o organismo se concentra no sistema digestório, diminuindo o fluxo de sangue aos grupos musculares.
Diabetes, soenças neurológicas ou problemas vasculares também são fatores que favorecem as cãibras. Alguns relatos indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Se as cãibras aparecerem sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.

Transpirar demais pode ser o gatilho
Quem transpira demais e não repõe os sais minerais perdidos tende a sofrer mais com as cãibras. Por isso, nunca descuide da hidratação (água de coco é uma boa pedida).

Comer sal previne as cãibras
É verdade, mas o consumo em excesso desencadeia edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial. A melhor forma de diminuir as cãibras é a prevenção, realizando exercícios regulares e adotando uma alimentação saudável.

Prevenção das cãibras
Beba líquido para ficar hidratado durante o exercício
Reponha os níveis de sódio durante os itervalos de exercícios. Uma boa sugestão são as bebidas isotônicas.
Assegure uma reposição nutricional adequada (particularmente ao sal) e descanse após um treino intenso

Alongamentos para prevenir
Os alongamentos evitam situações que favorecem o aparecimento de cãibras, como o encurtamento muscular (após uma contração muscular vigorosa).

A alimentação é sua aliada
A ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, batata com casca e água de coco) pode ajudar na prevenção. Em casos freqüentes, no entanto, deve-se procurar um médico para avaliação e determinação da causa das cãibras.

O tratamento traz a cura
As cãibras podem incomodar bastante, mas se você procura tratamento, elas param de aparecer, tanto no repouso quanto durante as atividades físicas.

Cãibras em lugares estranhos do corpo
Algumas pessoas têm cãibras entre os dedos e em outros locais onde a musculatura não é diretamente solicitada, como a planta dos pés. Normalmente, isto ocorre devido à baixa oxigenação muscular, muito comum em dias frios, independentemente da solicitação muscular.

Atividade física pode aumentar a incidência de cãibras
Acontece principalmente nas pessoas que não possuem condicionamento físico adequado e, por isso, acumulam muito ácido lático no tecido muscular. O reforço na alimentação ajuda a prevenir o problema, além do acompanhamento de um profissional durante o exercício.

Compressas para aliviar
Aplicar uma compressa morna ou massagear o local para melhorar a oxigenação muscular são atitudes que melhoram o desconforto imediato (mas não resolvem o problema, que precisa de ajuda médica quando se torna recorrente). O alongamento muscular também melhora as dores.

Quando as cãibras aparecerem
Alongue: como as cãibras são normalmente relacionadas às mudanças na capacidade de peso, alongamento e exercício sem peso são tratamentos efetivos.

Massageie a região: massagear o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na região.

Estimule a recuperação: descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, trarão melhora.



FONTES:

http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4807-Controle-o-suor-e-tome-agua-de-coco-para-evitar-caibras.htm

http://www.brasilescola.com/saude/como-evitar-caibra.htm

GSSI - Gatorade Sport Science Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário