sexta-feira, 18 de junho de 2010

CÃIBRAS - PORQUE ELAS ACONTECEM?


Por que as cãibras acontecem? São diversos os motivos, porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Veja o porque...


E são diversos os motivos que podem provocar as cãibras. Porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Você sabe por quê?


Durante a prática de atividades físicas, o corpo perde água e outras substâncias através da transpiração. E uma das causas das cãibras é justamente a falta de água e certos sais minerais (especialmente o sódio e o potássio) no organismo.


Uma outra situação que é capaz de provocar cãibras é quando é feito um esforço físico maior do que a musculatura pode suportar. Neste caso, há um acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo - situação que provoca as contrações.


Já se as cãibras atacarem quando você estiver deitado ou dormindo, provavelmente é porque passou dos seus limites no dia anterior e malhou além da conta, ultrapassando seus limites.


Há ainda a possibilidade de as cãibras serem resultado de problemas de circulação, de falta de aquecimento adequado antes de se exercitar ou ser efeito colateral de certos medicamentos.


Há algumas precauções que podem ser adotadas como forma de evitar as cãibras. A primeira delas é manter-se hidratado durante a prática de exercícios. Ou seja: beber bastante água para repor o que está sendo perdido através do suor.


Uma boa dica é manter uma dieta equilibrada e comer alimentos ricos em potássio, para que seu organismo tenha reservas desta substância. São boas fontes de potássio alimentos como banana, abacate, melão, laranja, tomate, batata, espinafre, agrião e beterraba.


Além disso, lembre-se de uma regra fundamental: jamais ultrapasse seus limites. Não faça esforços maiores do que seu corpo suporta, pois isso só poderá prejudicar seu organismo. Também não esqueça de fazer exercícios de alongamento antes e depois de malhar e de descansar seus músculos após o treino.


Quando estiver sentindo as cãibras, sua primeira atitude deve ser respirar fundo, ter calma e relaxar. Em seguida, tente alongar o músculo que estiver contraído.


Se a cãibra for na panturrilha, force o pé para cima, alongando o tornozelo e relaxando a musculatura da parte posterior da perna. Já se ela estiver ocorrendo no braço, dobre seu antebraço até formar um ângulo reto com o braço. Finalmente, no caso de a cãibra atacar o abdômen, flexione as pernas.


Massagear a região que está sendo contraída alivia as dores - mas é importante massagear suavemente, sem esfregar o músculo. Este procedimento também estimula a circulação sanguínea.


Atenção: Se as cãibras persistirem e se tornarem freqüentes, não deixe de procurar um médico. Malhar faz bem para a saúde, mas quando a malhação é feita de maneira errada os prejuízos podem ser inúmeros também. Tome cuidado.




Fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=fitnews_mat&type=1&url_id=1578

Nenhum comentário:

Postar um comentário