quinta-feira, 17 de junho de 2010

MELHORE SUA RESPIRAÇÃO COM O PILATES


Respirar é uma das nossas funções automáticas talvez por isso não lhe dedicamos atenção nem somos estimulados a treinar nossa respiração, mesmo sendo a nossa fonte primária de energia e o suporte básico da nossa vida.

A maneira como respiramos é o reflexo da forma como vivemos. Emoções negativas podem afetar o nosso padrão de respiração e isso tem um efeito imediato em nossa postura. Você já deve ter reparado que quando estamos sob stress ou preocupados, nosso peito começa a ficar mais tenso e a respiração torna-se mais superficial e rápida aumentando a frequência cardíaca. Se você está calmo a sua respiração e ritmo cardíaco é mais lento, existe tempo suficiente para transportar o ar profundamente através de toda a capacidade dos seus pulmões usando o diafragma.

Quando dirigimos a nossa atenção para a respiração ajudamos a aumentar o fluxo de oxigênio para o sangue e a transportar o dióxido de carbono no sentido inverso, é importante ter a ajuda de um bom profissional para não se correr o risco de uma hiperventilação. Aumentamos a nossa capacidade respiratória e circulatória. Um respiração ineficiente e destreinada irá ter o resultado oposto.

Joseph Pilates percebeu a relação profunda entre a mente, o corpo e respiração e a importância desta ligação na sustentação de um método de exercício eficiente. Estes mesmos princípios são usados com sucesso à centenas de anos em disciplinas orientais como o Yoga e o Tai Chi. Hoje em dia é largamente aceite que exercícios respiratórios têm um impacto profundo na melhoria do nosso bem estar fisiológico e psicológico. Praticando Pilates você irá aprender a usar de forma eficiente os músculos relacionados com a respiração, sobretudo a usar o diafragma, a evitar tensões desnecessárias e a aproveitar as possibilidades que a sua caixa torácica oferece.

Quando a respiração é calma e eficiente, os movimentos produzidos durante o exercício tornam-se suaves e o corpo permanece relaxado e livre de tensões indesejadas. Por isso que Pilates apesar de ser um método de exercício exigente não reduz as suas energias físicas, mentais e emocionais. Pelo contrário, no final de uma aula de Pilates deve sentir-se revigorado na sua energia e bem estar, pronto para levar esses benefícios para o resto do seu dia e das suas actividades. Se você aprender a respirar melhor é inevitável que irá passar a viver melhor.

Autor: Hugo Matos – Fisioterapeuta e instrutor de Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário