sábado, 6 de novembro de 2010

ALONGAMENTOS - LIVRE-SE DO ESTRESSE E MELHORE SUA POSTURA


O Pilates trata-se de um exercício físico que, dentre muitos benefícios, proporciona o fortalecimento e o alongamento da coluna, através de exercícios de alongamento.

Os alongamentos permitem desenvolver ou manter a flexibilidade, e são definidos como a amplitude máxima de uma determinada articulação, sem que ocorra lesão.

Além da redução de encurtamentos musculares, os alongamentos proporcionam melhora da circulação, melhora da postura, diminuição das tensões, redução de nódulos musculares, e outras melhorias. Por apresentarem funções específicas, devem ser feitos com consciência e orientação profissional.

Além das melhorias físicas, os alongamentos produzem um estado de relaxamento importante para diminuir a tensão muscular, responsável pelo aumento da ansiedade, do estresse e da depressão. É muito comum utilizarmos o alongamento para aquecimento, antes de uma atividade mais intensa, ou para relaxar a musculatura trabalhada, após os exercícios.

Algumas orientações para os treinos de alongamento ou para os de flexibilidade são importantes, como:

- Inicie sempre com alongamentos de leve tensão e progrida gradativamente;

- Se estiver frio, deve iniciar o treino com uma atividade cíclica – exemplos: caminhada, trote, corrida leve – o que vai aumentar a circulação, para depois alongar-se (uma vez que a temperatura nas extremidades é sempre mais baixa que a temperatura central corporal);

- Tente trabalhar sempre o maior número de ângulos das articulações;

- Os alongamentos devem ser feitos com frequência, todos os dias se possível, como prevenção do encurtamento muscular, dores no corpo e problemas posturais;

- Podem ser feitos a qualquer hora, porém de manhã, ajuda a despertar o corpo para as atividades do dia;

- Qualquer pessoa de qualquer idade, se beneficia com os alongamentos, desde que respeitadas as características de cada indivíduo ao montar o programa, porém os progressos serão maiores em pessoas ativas, comparando-se com as sedentárias;

- Um treino de alongamento para ganho de flexibilidade deve ser feito em sessões específicas, por um tempo maior, de preferência alternando com treinos exaustivos;

- Aprenda a relaxar, sem sair da postura correta, respire profunda e lentamente concentrando-se no músculo que está sendo alongado.

No começo de um programa de alongamento para flexibilidade, é comum apresentar uma dor tardia (até o dia seguinte), mas não muito forte ou incapacitante. A dor pode se manter por 24 a 36 horas e depois ir diminuindo e desaparecer, permitindo assim outra sessão de alongamento.

Se a dor perdura por mais dias, é provável que tenha ocorrido lesões por excesso de tensão na tentativa de alcançar altos índices de flexibilidade. Assim será necessário um tempo maior para regeneração do tecido. Deve-se então observar o programa de alongamento e caso necessário, modificar os exercícios, identificando os pontos de dor e as características de cada um.


Fonte: http://www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário