segunda-feira, 29 de novembro de 2010

QUAL É O SEU OBJETIVO: EMAGRECER OU PERDER PESO?

Como prometido na semana passada...leiam!!!


"Como enfatizamos no post anterior, outra questão que também devemos abordar e avaliar com cuidado é a diferença entre emagrecimento e perda de peso. Sem medo de errar, podemos dizer que algumas dietas que restringem muito a alimentação e são levadas a cabo sem acompanhamento profissional, fazem com que, na maioria das vezes, as pessoas percam peso. Mas aí surge a dúvida: qual tecido sofreu a perda de peso? Foi o adiposo (gordura)? Músculo? Houve perda de água?! Com isso, já temos uma importante distinção: quem perde peso elimina de seu corpo, geralmente, a massa magra. Um exemplo simples, que ajuda muito, ocorre com pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica (redução do estômago). Essas pessoas acabam perdendo peso... eliminam também massa magra (músculo) e água de seu corpo.


Na verdade, quando nos dedicamos a eliminar alguns quilos de nosso corpo, ou seja, quando queremos emagrecer, o que pretendemos é reduzir massa gorda, as famosas gordurinhas, e não a massa magra. De forma resumida, podemos entender que quem emagrece, logicamente perde massa gorda (gordura), o que é o ideal, já que queremos ficar livres da gordura. Já quando perdemos peso, podemos perder também músculo e com isso, nossa capacidade de aumentar a queima de calorias em repouso, visto que precisamos de mais energia para manter nossos músculos do que para manter nossas gordurinhas!


No nosso próximo post, vamos listar e comentar algumas das atividades que, conciliadas com acompanhamento nutricional, conseguem mais eficiência na hora de emagrecer. Isso mesmo: EMAGRECER. Até lá!"


FONTE: VITA SANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário