domingo, 21 de novembro de 2010

POR QUE ME EXERCITO TANTO E CONTINUO COM O MESMO PESO?

Olá pessoal!!! Li essa matéria em um blog que sigo e gostei muito da matéria. Essa é uma dúvida de várias pessoas que praticam atividade física e por várias vezes já me perguntaram sobre isso durante as aulas de pilates. Espero que gostem!!!

Hoje vamos abordar um assunto que aflige muitas pessoas que querem emagrecer e ficam, constantemente, se pesando na balança. A maioria delas, que se dedicam a uma atividade física e acompanhamento nutricional, iniciam o programa com um determinado peso, persistem nas atividades, completam os meses e, ao subir na balança, constatam a ingrata surpresa: continuam no mesmo peso ou, algumas vezes, a balança acusa alguns poucos quilos a mais.



O que todos nos precisamos ter em mente é que, quando nos dedicamos a um programa para perda de peso, acompanhado por atividades físicas como o Pilates e a Musculação, por exemplo, isso de fato ocorre. Ou seja, podemos permanecer no mesmo peso ou até ganhar uns quilos a mais. No entanto, esse acréscimo em nosso corpo não é de gordura, mas, sim, de massa magra.

Vamos tomar como exemplo uma pessoa que, antes, pesava 80 kg e possuía um percentual de gordura de 25, o que quer dizer que em seu corpo havia 20 kg de gordura. Após a atividade e o acom­panhamento nutricional, ele poderá manter os mesmos 80 quilos na balança, porém, seu percentual de gordura diminuiu para 15. Interpretando os números, constatamos que, de fato, ele possui 12 kg de gordura e ganhou 8 kg de massa magra, ou seja: adquiriu músculo, o que era o esperado!



Portanto, nada de ficar de olho apenas na balança. Para constatar corretamente o seu progresso, é preciso uma avaliação geral, onde não só a balança será levada em conta, mas também medidas de circunferência e percentual de gordura! Na próxima semana, iremos falar sobre a diferença entre emagrecimento e perda de peso que, constantemente, confunde as pessoas. Não deixe de acessar, pois, muitas vezes, você pode estar no caminho errado... Até lá!


Fonte: Vita Sani

Nenhum comentário:

Postar um comentário