quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EXPERIMENTE NOVOS EXERCÍCIOS E FUJA DA MESMICE



Malhar não é sinônimo de se matar em cima da esteira e suar desesperadamente. Hoje em dia há tanta variedade de exercícios físicos que fica fácil encontrar algum que combine com você. O importante é não abrir mão dessa prática. "Do ponto de vista científico, o exercício físico melhora a qualidade de vida, aumenta a condição cardiopulmonar e melhora o sistema cardiovascular", explica o cardiologista Claudio Rangel, do Hospital Beneficência Portuguesa. Por isso, anote aí: praticar exercícios é essencial para se ter uma vida longa e saudável.

Se você não é do tipo que gosta de suar de verdade, pode optar pelas atividades de baixo impacto. Elas não exigem tanto esforço e trazem tantos benefícios como as de alto impacto.

"Quanto mais pesado o exercício, menor é a capacidade do organismo de produzir energia usando o oxigênio, o que acarreta em uma respiração mais rápida e cansaço muscular", explica Daniel Arkader Kopiler, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Baixo impacto, altos resultados

Populares nas academias, o pilates e a ioga são dois exemplos de atividades de baixo impacto e altamente eficazes. "O pilates ajuda a queimar calorias, mas não é considerado um exercício aeróbico. O foco é tonificar, alongar e corrigir a postura", explica a fisioterapeuta e professora de pilates Vanessa Cordeiro. O método desenvolvido por Joseph Pilates em meados dos anos 50 é o responsável por dar curvas invejáveis à Luiza Brunet, Carolina Dieckmann e outras famosas. Ele explora o equilíbrio e a consciência corporal com exercícios de solo ou por meio de aparelhos. Vanessa diz que essa é uma atividade exige um tipo especifico de respiração e por isso é também uma alternativa para quem deseja relaxar.

A ioga segue a mesma linha que o pilates. O método indiano foi aprimorado e hoje tem diversas versões. A prática tonifica os músculos, aumenta a concentração, melhora a respiração e o bem-estar.

Famosos que praticam pilates Qualquer atividade que você escolher deve ser praticada com frequencia e por, pelo menos, 40 minutos. "No início de um exercício aeróbico, a energia é gerada predominantemente a partir de carboidratos. Após aproximadamente 20 minutos começa a ocorrer uma contribuição das gorduras como fonte de energia, o que aumenta a medida em que a atividade é prolongada", explica José Kawazoe Lazzoli, presidente da SBME.

Portanto, lembre-se de que tudo é válido para cuidar da sua saúde. Corra para a academia, pesquise aulas, modalidades e encaixe no seu cotidiano pelo menos uma hora de exercício para aproveitar os benefícios que a prática oferece.


FONTE:http://www.minhavida.com.br/conteudo/12050-Experimente-novos-exercicios-e-fuja-da-mesmice.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=10_11_03&utm_campaign=exercicios

Nenhum comentário:

Postar um comentário